segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Pesquisa Desumana

Caros Amigos...
Estou indignada com a reportagem pobre e vazia de ontem do fantástico, sinto que mais uma vez o pensamento de “direita” capitalista tenta coisificar o ser humano e menosprezar todo um processo histórico do qual ele está inserido.
Foi angustiante ligar a tv no domingo que teoricamente seria um dia de descanso mental, no qual fui surpreendida com a matéria que apontava uma pesquisa que ora está em fase de aprovação, onde cientista da Universidade PUC de um estado que não me recordo no momento querem estudar (investigar) o celebro de crianças e adolescentes que já cometeram crimes e hoje se encontram em “instituições sócio-educativas”. Vale aqui uma ressalva para as instituições sócio-educativa, nas quais sabemos seu caráter punitivo, discriminatório, repressivo e longe de ser educativo.
A questão é:
Como diria Marlene, uma sábia professora de Ética da Universidade Veiga de Almeida.
- O que faz uma mulher negra descer o morro 5h da manhã e ir trabalhar em uma casa de família, ter dignidade e viver em busca de melhoras e por que não da felicidade. E o que faz uma mulher negra da mesma comunidade sair de casa meio-dia e ir se prostituir, praticar furtos e ser usuária de drogas.
A resposta é: Não sei. Porém a grande sacação desta história é não termos o nosso pensamento retrógrado de achar que temos que investigar o celebro das duas mulheres para sabermos o porque de seus comportamentos.
Por q não aproveitamos o investimento destinado a tal pesquisa para analisarmos a trajetória de vida desses meninos, por q não invés de remédios de prevenção como foi falado na reportagem, pensarmos em um novo modelo de educação escolar, por q não pensarmos e uma reforma da qualidade de vida desses meninos, por q não pensarmos em trabalhar junto a estrutura familiar. Enfim. Eu poderia ficar horas apontando soluções para o caso, mas infelizmente não tenho governabilidade pra isso.
O que me deixou mais triste foi ver o resultado final da enquête apresentada pelo Fantástico, onde 90% dos telespectadores foram a favor da realização da pesquisa e da utilização de crianças e adolescentes com cobaias para mais esta sandice.
Desculpem o texto gigantesco, mas eu precisava desabafar e mais uma vez desculpem os erros de ortografia e concordância, pois estou no calor da emoção de quem acabou de ver e ouvir uma matéria que sinceramente me tirou o sono e não tenho condições de fazer a revisão do texto.

4 comentários:

Anônimo disse...

Oi Lulu!

Nossa,é chocante o que você descreveu.Não vi essa matéria,porque há muito tempo parei de assistir os programas do grupo " The Globe"[parodiando o Zé Paulo]...mas enfim,como é de costume,a rede Globo manipulando a informação em prol da criminalização da pobreza.Para esse grupo,que tem por objetivo defender as classes dominantes,da "ameaça" que representa os pobres e as comunidades espalhadas por nosso país,resta apoiar tal pesquisa,pois não deve ser mesmo natural,que uma criança que cresce em uma situação de total pauperismo,tenha sonhos e desejos de consumo,como as crianças que nascem em berço esplêndido!A alternativa pela criminalidade pode ser explicada por esse sistema no qual vivemos,mais ainda:pelos anos de escravidão ao qual foram submetidos os negros neste país.Os poderosos deste país enriqueceram às custas do tráfico negreiro,às custas do sangue e suor do povo negro,vemos todos os dias nas colunas sociais os herdeiros deste dinheiro sujo!Como vemos também,as crianças negras e pobres,pedindo,roubando,matando!
A poberza foi a única herança deixada pelos seus antepassados.Isso a rede globo não conta a ninguém!!!

Beijocasss pra vc amiga,que vc tenha um ótimo carnaval!Cantemos para a rede globo e para essa sociedade injusta de merda:
APESAR DE VOCÊ,AMANHÃ HÁ DE SER OUTRO DIA!

Anônimo disse...

Hoje é somente o bloco da "pesquisa/estudo" , depois esse mesmo bloco evolui para "Raça pura"!
Em tese é, vamos estudar e depois separar as "laranjas" podre, antes que elas estrague as demais. Penso que já vimos estes roteiros, o quais se tornaram grandes tragédias humana, e que ainda temos defensores e praticadores.
Eu assisti a matéria, e penso que essa pesquisa é uma vergonha!

atenciosamente

Anônimo disse...

Querida! Entendo muito bem sua indignação e concordo com você. É mais fácil atribuir o problema da violência aos genes, o difícil é colocar em prática todas as soluções que vc tão bem colocou, não fique assim não, isso não vai dar em nada. Vamos fazer o nosso trabalho de formiguinha, vamos fazer a nossa parte. Um beijão no coração. Estou com saudades.
Kaki por Orkut

Edejas disse...

Oi Lú,
Li sua matéria, gostei, e quero aqui fazer um pequeno comentário:
A partir do momento em que os meios de comunicação são chamados de "formadores de opinião", isso quer dizer que todo o povo não tem opinião própria e que é preciso que alguém lhe diga qual opinião deverá abraçar.Aí vemos estas sandices sendo escritas.E, infelizmente alguns ouvem e entendem que a opinião das emissoras é a mais correta.

bjus.