terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Educação: Importante ou Prioritária? Em 2005

Falar de educação hoje requer todo um amparado social da realidade do país.
Inúmeras discussões foram iniciadas, mas a impressão que tenho é que ainda estamos na estaca zero para uma resposta final.
Partimos então do principio que a educação à nível escolar é totalmente falida, a medida em que professores maus remunerados põe a culpa em alunos não interessados.
Sabemos que a culpa não é da falta de interesse dos alunos, é obvio que não podemos dizer o mesmo sobre os salários.
Já se falou demais em reforma do ensino, mas o que não se fala é de uma política para a reforma educacional no contexto social de todas as classes, ampliando esta discussão e inserindo neste contexto pais e alunos.
O processo educacional tende partir de dentro do espaço escolar, como um ponto de partida e uma ação prioritária que irá atingir o espaço habitacional de cada aluno.
A educação requer um empenho cultural moral, respeitando os limites individuais de cada cidadão.
Pensar no despertar da cultura popular de forma ampla é de suma importância. Trazendo com isso uma ação de engajamento cultural desses professores, para que os mesmo possam aprender a discutir a educação de hoje; aprendendo a repassar de forma clara e abrangente.
Só assim conseguiremos pensar na importância da educação e saberemos priorizar a mesma.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Pesquisa Desumana

Caros Amigos...
Estou indignada com a reportagem pobre e vazia de ontem do fantástico, sinto que mais uma vez o pensamento de “direita” capitalista tenta coisificar o ser humano e menosprezar todo um processo histórico do qual ele está inserido.
Foi angustiante ligar a tv no domingo que teoricamente seria um dia de descanso mental, no qual fui surpreendida com a matéria que apontava uma pesquisa que ora está em fase de aprovação, onde cientista da Universidade PUC de um estado que não me recordo no momento querem estudar (investigar) o celebro de crianças e adolescentes que já cometeram crimes e hoje se encontram em “instituições sócio-educativas”. Vale aqui uma ressalva para as instituições sócio-educativa, nas quais sabemos seu caráter punitivo, discriminatório, repressivo e longe de ser educativo.
A questão é:
Como diria Marlene, uma sábia professora de Ética da Universidade Veiga de Almeida.
- O que faz uma mulher negra descer o morro 5h da manhã e ir trabalhar em uma casa de família, ter dignidade e viver em busca de melhoras e por que não da felicidade. E o que faz uma mulher negra da mesma comunidade sair de casa meio-dia e ir se prostituir, praticar furtos e ser usuária de drogas.
A resposta é: Não sei. Porém a grande sacação desta história é não termos o nosso pensamento retrógrado de achar que temos que investigar o celebro das duas mulheres para sabermos o porque de seus comportamentos.
Por q não aproveitamos o investimento destinado a tal pesquisa para analisarmos a trajetória de vida desses meninos, por q não invés de remédios de prevenção como foi falado na reportagem, pensarmos em um novo modelo de educação escolar, por q não pensarmos e uma reforma da qualidade de vida desses meninos, por q não pensarmos em trabalhar junto a estrutura familiar. Enfim. Eu poderia ficar horas apontando soluções para o caso, mas infelizmente não tenho governabilidade pra isso.
O que me deixou mais triste foi ver o resultado final da enquête apresentada pelo Fantástico, onde 90% dos telespectadores foram a favor da realização da pesquisa e da utilização de crianças e adolescentes com cobaias para mais esta sandice.
Desculpem o texto gigantesco, mas eu precisava desabafar e mais uma vez desculpem os erros de ortografia e concordância, pois estou no calor da emoção de quem acabou de ver e ouvir uma matéria que sinceramente me tirou o sono e não tenho condições de fazer a revisão do texto.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Tio Maninho

Dizem que a arte tem o papel de tornar os seres mais sensíveis e não é que pude experimentei isso com vc!

domingo, 20 de janeiro de 2008

Fim de Semana


E de repente eu percebo que família é bem mais importante do q parece e que ter duas delas é melhor ainda, porém sempre tem um, porém, quando vc se da conta dessa importância, sem querer vc quebra este elo que parece eterno.
Eu não quero morar perto!!!
Os meses estão passando tão depressa que sinto a pressão do casório aqui do lado, mas acho que isso ainda demora bem mais que um cinco anos.
Eles são lindos, mas é justamente esta amizade que impede os meus maiores erros. O q fazer com tanto amor? As coisas são simplese, mas ele nunca enxerga. Eu o amo pra sempre e vire mexe estou pra lá de apaixonada.
Por q será que a maturidade nunca vai chegar? Vamos ver o que ainda vamos buscar!
Os meses continuam passando!!! E eu pra sempre amando.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Doc Tv


Cansada do que nem eu sei!
Este mês resolvi fazer diferente...
Acordei e “nadei” 50 min sem aos menos recuperar o fôlego. Ufa! Foi difícil!
Estou mais disposta e com coragem de entrar de cabeça no novo!
Que novo é este q eu sempre busco?!
Enfim.. Chega uma hora que penso que o ideal é ir buscar o aconchego dos amigos, pois a solidão não trás boas reflexões.
Foi então que descobri que estou a um paço de realizar meu primeiro Documentário.
Este q ainda é um projeto fora do papel e que tem um excelente entusiasta. Vamos falar de um passado trash metal, mas que em linhas gerais se transformou em uma açuquinha com direito a casamento com daminha e filhos adolescentes. Rs...
Em breve!!!

terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Felicidade


Felicidade?

Há momentos... !
É tudo tão divertido,entra por dentro de mim, toma conta da minha mocidade. Chego a ter medo.
Me entregar por completo parece inseguro.
O que é a felicidade?
É poder comprar uma bolsa nova? É come pipoca com "focos"?
Assistir um bom filme?Simplismente receber um telefonema?
Conhecer um novo amigo?
O que vem a ser a felicidade...?
Estranho saltitar, imaginar; sorrir por estar tão feliz.
Amar... Idolatrar... Será?

Além -2004

Ir buscar, voltar, tentar...
É muito complicado o transformar.
Eu tento ter certeza dos meus ideais, na pura sintonia da vida, Eu acredito no que tento passar, mas será que vou encontrar? Não sei.
Olho no espelho, meu cabelo não é inteiro.
Emprego, vestibular...Por q temos q passar?
A espera domina a minha incerteza sobre a vida.
Filho dos filhos. (burgueses!)São sempre eles.
Tampo meus ouvidos!
Sou mais um diante do espelho.